DANIEL BISPO PEIXOTO
Dissertação elaborada sob a orientação do Prof. Ricardo Gauche e apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília.
Este trabalho surge a partir da minha inquietação em promover uma aprendizagem
de Ciências que fosse significativa para estudantes do Nono Ano do Ensino
Fundamental. Sob a forma de uma “metamorfose ambulante”, verifica-se não só uma
trajetória de mudanças, mas também de que forma a utilização da experimentação
demonstrativo-investigativa pode contribuir no processo de melhoria da prática
docente. Esta pesquisa analisa o processo de transformação da sala de aula e do
laboratório em sala ambiente, e tem como objetivo dar suporte ao professor que
deseja realizar experimentação de baixo custo, tornando as aulas de
Ciências/Química mais participativas e instigadoras. Silva, Machado e Tunes (2010)
indicam o desenvolvimento de atividades demonstrativo-investigativas e Sônia Penin
(1997), por sua vez, contribui com reflexões sobre a efetividade da sala ambiente.
Esta dissertação utilizou como metodologia de pesquisa um estudo de caso com
pesquisa qualitativa segundo Chizzotti (2003) e Bauer (2014). Ainda, segundo
Haguete (1997), foi realizada uma enquete com 21 itens a partir da Escala Likert em
uma plataforma de ambiente virtual de aprendizagem (AVA). A articulação dessas
teorias metodológicas e análise dos dados apresentados, além da melhoria dos
resultados dos alunos constroem a minha interpretação. Por fim, o texto que se
apresenta fundamenta-se em acompanhar no desenvolvimento de uma metamorfose
que se desenrola em dois aspectos fundamentais: na prática docente do professor
de Ciências ocorrida concomitantemente com a implantação da sala ambiente, os
quais contribuíram para um aprendizado de Ciências/Química mais efetivo por parte
dos estudantes.