ELIAS BATISTA DOS SANTOS
Dissertação realizada sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Gauche e apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências – Área de Concentração “Ensino de Química”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília.
O presente trabalho insere-se no contexto da formação de professores, especialmente na possibilidade de uma formação contínua que se dá no exercício colaborativo de reflexão crítica sobre a própria prática pedagógica, na constituição da autonomia e na autotransformação. A origem do foco de atenção situa-se no contexto de minha formação profissional e da utilização do espaço/tempo
institucional da Coordenação Pedagógica na Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
Este trabalho busca analisar o processo em que um grupo-colaborativo, formado por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB), professores e gestores de uma escola pública de Ensino Médio do Distrito Federal, utilizou o espaço da Coordenação Pedagógica de forma reflexiva, (re)organizando-o, na perspectiva da produção intelectual intrínseca à atividade docente e à implantação/implementação de um projeto educativo.
Para se ter uma visão holística e processual do fenômeno estudado, não se definiu por completo o corpo teórico a priori. Assim, os conceitos iniciais foram paulatinamente (re)construídos, na medida em que as demandas da pesquisa exigiam e as ações, (re)orientadas conforme o corpo teórico, iam se delineando, em um movimento contínuo e dialético. Nessa visão, foram utilizados os princípios
norteadores da pesquisa colaborativa e os registros das ações/encontros do grupocolaborativo, no período de outubro/2004 a outubro/2006, feitos em diário de campo e gravados em audiocassete. Para se garantir a fidedignidade, e em linha com o dinamismo da formação contínua, foram feitas entrevistas semi-estruturadas, mais precisamente, entrevistas reflexivas.
Pela natureza da pesquisa e quantidade de dados acumulados, utilizou-se a análise de conteúdo qualitativa como metodologia de interpretação, o que permitiu uma análise plural e a valorização da voz do professor. Por isso, não foi buscada a generalização, a menos se entendida como uma ação subjetiva em que o próprio leitor faça a sua generalização, desenvolvendo novas perspectivas, (re)visões/percepções para o fenômeno em questão.
Os resultados obtidos foram apresentados/discutidos em dois encontros com os coordenadores pedagógicos dos diferentes níveis hierárquicos organizacionais da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEE-DF), ampliando o potencial de impacto no sistema. Foi produzido um texto relatando/discutindo os resultados desta pesquisa e, conforme vislumbrado nos encontros com as Instâncias Superiores e com os coordenadores pedagógicos, esse texto será disponibilizado para todas as Gerências Regionais de Ensino, ficando disponível para todas as Unidades de Ensino que formam a Rede Pública de Ensino do Distrito Federal.
A contribuição da pesquisa está no desvelamento, e conseqüente potencial multiplicativo, do processo de construção crítico-colaborativo que se deu na elaboração de uma dinâmica que fez do espaço/tempo da Coordenação Pedagógica um lócus privilegiado de formação contínua para um grupo de professores em um dado contexto, bem como de (re)elaboração do projeto educativo, na constituição de sua autonomia.