ELEUSA CRISTINA CRUZ
Dissertação realizada sob a orientação da Prof.ª Dr.ª Alice Melo Ribeiro e coorientação do Prof. Dr. Marcos A. Silva Ferraz, e apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências – Área de Concentração “Ensino de Biologia”, pelo Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília.
O presente trabalho traz considerações sobre o uso de imagens em uma perspectiva
reflexiva para o ensino de Ciências, refere-se a uma pesquisa qualitativa descritiva.
Propusemos então o desenvolvimento de uma sequência didática construída pelos
professores mestrando em um processo de auto-formação baseada na mudança de
concepções sobre o poder de utilização de imagens, abandonando assim a ideia de
que tal recurso seja um obstáculo que impede a formação do pensamento científico.
Para tanto propomos a disciplina Formação de Professores e Tutores de Ciências e
Biologia a Distância, desenvolvida por mestrandos do Programa de Pós-Graduação
em Ensino de Ciências, da Universidade de Brasília. O desenvolvimento da
disciplina foi baseado na modalidade híbrida aliando encontros presenciais e a
distância, numa perspectiva da sala de aula invertida, onde os cursistas recebem o
material de estudo antecedendo as discussões tanto via Moodle quanto presencial.
O uso de narrativas na construção do trabalho com os professores e não sobre os
professores, se destaca como aporte para despertar a reflexão sobre as práticas
docentes bem como a valorização das ações e não apenas dos conceitos nos
processos de aprendizagens. As narrativas pactuam com esta promessa aliando-se
na prática de formação do professor reflexivo dentro da profissão. Evidencia-se aqui
a necessidade do professor analisar seu papel diante da prática docente, nesse
sentido a formação proposta é baseada na reflexão sobre a prática.