RÓBER CARLOS BARBOSA DUARTE
Dissertação realizada sob orientação da Profª. Drª. Erika Zimmermann e apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências – Área de Concentração “Ensino de Física”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília.
Este trabalho foi motivado por uma crença na possibilidade de redução das dificuldades enfrentadas por alunos do primeiro ano do Ensino Médio para aprender Mecânica Newtoniana. Com base na idéia de que as abordagens CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) e HFS (História, Filosofia e Sociologia da Ciência) contribuem para o aprendizado de ciências, foi criada uma abordagem com elementos presentes nas duas, qual seja, CTS-Histórica, e a partir dela foi produzido um material didático. Chamamos este material de Módulo de Ensino, o organizamos em dois CDs com apresentações em Power Point e em dois textos de apoio e produzimos um manual para o professor. O objetivo principal deste trabalho é desenvolver um material que, a partir de um contexto social e histórico, auxilie professores de Física a ensinar Mecânica Clássica. Para tanto, usou-se o tema gerador “Satélites” para a construção do Módulo e trabalhou-se os conceitos Físicos inerentes à questão. As apresentações em CD começam com o conceito de satélites, suas funções e tipos. Para que os alunos entendam como essas máquinas são colocadas em órbita, há necessidade de um embasamento com a Teoria da Gravitação Universal. Isto é feito ainda no CD 01 com o uso da história da ciência, desde a Física aristotélica, passando pelos trabalhos de Tycho Brahe, Kepler e Galileu, até a Mecânica Newtoniana. O segundo CD contextualiza historicamente a invenção dos satélites, abordando a Revolução Russa, a Primeira e a Segunda Guerra Mundial e, finalmente, a Guerra Fria quando ocorreu, na corrida espacial, a invenção dos primeiros satélites. A apresentação neste CD termina com a queda do Muro de Berlim e o fim da União Soviética. Ambos os CDs propõem contextualização e interdisciplinaridade. Uma vez pronto este material didático, surgiu a necessidade de se avaliar o impacto que ele causaria no ensino de Física. Para tanto, dois professores dessa disciplina receberam o Módulo para avaliação. A coleta de dados para a pesquisa foi feita com utilização de uma entrevista semiestruturada. A avaliação dos professores sinalizou uma boa aceitação do Módulo de Ensino e a existência da intenção de levá-lo para a sala de aula. Os professores entrevistados também apresentaram algumas sugestões para o material, bem como
outras formas de usá-lo.