MIRELE SOUSA SOARES
Dissertação realizada sob a orientação da Profª Drª Maria de Fátima da Silva Verdeaux e co-orientação da Profª Drª Célia Maria Soares Gomes de Sousa e apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências – área de concentração: Ensino de Física, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências pela Universidade de Brasília.
Nos dias atuais faz-se necessário, de forma urgente e inevitável, a introdução de tópicos de Física Moderna e Contemporânea nas escolas brasileiras. É inadmissível que em pleno século XXI, nossos estudantes, no auge do uso das tecnologias promovidas pela Física Moderna, não tenham conhecimento dessa área tão vasta e fascinante da física.
Neste trabalho de pesquisa propomos a introdução de alguns tópicos de Física Quântica, que estão presentes no cotidiano de nossos estudantes, com o intuito de lhes proporcionar subsídios para compreender os princípios científicos ao seu redor e vivenciar sua cidadania de forma crítica.
Para o desenvolvimento do nosso estudo usamos como referencial teórico a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel. Propomos uma reorganização do tópico Ondas Eletromagnéticas com o intuito de trabalharmos temas como: modelo atômico de Bohr, caráter dual da luz, raios X e efeito fotoelétrico.
O projeto de pesquisa foi desenvolvido com duas turmas do 2o ano do Ensino Médio, de uma escola da rede pública de ensino do Distrito Federal, onde, em uma delas, para o grupo experimental, foi aplicado o material por nós produzido, envolvendo tópicos de Física Moderna, e na segunda turma, desenvolvemos o mesmo tópico, Ondas Eletromagnéticas, mas somente sob a visão da Física Clássica.
A partir da análise do desenvolvimento do grupo experimental, acreditamos poder afirmar que os estudantes que participaram do projeto conseguiram aprender significativamente tanto os conteúdos Clássicos como os conteúdos da Física Moderna e Contemporânea por nós propostos.
Faz parte desta dissertação um manual para uso do professor contendo os objetivos de cada aula proposta, a carga horária necessária para seu desenvolvimento, slides utilizados nas aulas, roteiros de laboratórios e atividades de avaliação.