VALÉRIA CRISTINA LIMA DA SILVA
Dissertação realizada sob a orientação da Profª Drª Maria de Fátima da Silva Verdeaux – e coorientação da Profª Drª Célia Maria Soares de Sousa – e apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências – Área de concentração: Ensino de Física, pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília.
Neste trabalho empregamos atividades experimentais através do uso de mini – foguetes construídos com garrafas de refrigerantes descartáveis do tipo PET1 , visando à promoção da aprendizagem significativa das leis de Newton do movimento no ensino médio.
Trabalhamos com duas turmas de primeiro ano do ensino médio, sendo que uma turma, a experimental, foi submetida a um tratamento que constava de aulas preparadas de acordo com uma abordagem ausubeliana aliadas à atividade de construção e lançamento de mini- foguetes. E a outra turma, a de controle, na qual as aulas foram desenvolvidas sem a realização de atividades vinculadas a teoria de aprendizagem de Ausubel e ao uso de experimentos.
A análise comparativa dos resultados obtidos na pesquisa da indicação de que o uso dos experimentos associados a uma metodologia diferenciada, configura-se como uma estratégia de promoção de aprendizagem significativa.
Como resultado desse trabalho de pesquisa, elaboramos um material direcionado ao professor, que consta de informações úteis para a construção e a utilização dos mini-foguetes nas aulas voltadas para o ensino das três leis de Newton do movimento.