FLÁVIO AMBRÓSIO CAMPOS
Dissertação realizada sob a orientação da Profa. Dra. Maria de Fátima Da Silva Verdeaux e apresentado à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências – Área de concentração: Ensino de Física, pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências.
Esse trabalho mostra como um objeto de aprendizagem utilizado com estudantes de ensino médio pode influenciar no processo de resolução de um problema. Os recursos da informática, na forma de objetos de aprendizagem, funcionam como um facilitador, na identificação do problema, na compreensão das regras em vigor e na explicitação dos objetivos a serem atingidos. A interatividade característica dos objetos de aprendizagem possibilita operações nos estados intermediários do problema, até se chegar ao objetivo final. Para o estudante representam uma ajuda na compreensão, organização e realização de tarefas, e para o professor significam um recurso didático considerável. O problema que se apresenta a ser resolvido pelo estudante é minimizar os efeitos do aquecimento global, simulando a evolução da temperatura média global em função do tempo, das variações das concentrações dos gases de efeito estufa e das variações na área de cobertura vegetal da Terra; com objetivo de verificar um mecanismo que funcione como atenuador do aumento da temperatura média global, o reflorestamento. Verificou-se que a contribuição foi positiva para a aprendizagem de estudantes, auxiliando-os na compreensão do problema, na apropriação dos objetivos pelos estudantes e na concepção de operações que estrategicamente levam à meta final.