IV Encontro do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e III Encontro do PPG Educação em Ciências
PROGRAMAÇÃO
DIA 7 DE DEZEMBRO
13:30 Credenciamento e Entrega de Material
14:00 Cerimônia de Abertura
Local: IQ – Instituto de Química – Auditório Lauro Morhy – Universidade de Brasília – Campus Darcy Ribeiro
14:30 Palestra Prof. Marli André sobre Formação de Professores
16:00 Lanche
16:30 Mesa de egressos
18:00 Apresentações orais – ver programação detalhada.
19:00 Fim do evento
19:30 Atividade social por adesão
DIA 08 DE DEZEMBRO
14:00 Palestra Prof. Luiz Marcelo de Carvalho sobre Educação Científica e Cidadania
15:30 Lanche
16:00 Palestra prof. Roberto Ribeiro da Silva sobre Ensino e Aprendizagem
17:30 Apresentações orais – ver programação detalhada.
18:30 Fim do evento
19:00 Atividade social por adesão
APRESENTAÇÕES ORAIS
Quinta-feira, dia 07 de dezembro, das 18:00 às 19:00
Sala A. LPEQ 1 – Sala de Seminários
FP 01 . Estágio de docência na pós-graduação: planejamento, execução e avaliação numa perspectiva reflexiva
Mayara Soares de Melo (coordenadora da seção)
FP 02 . Divulgação científica feita por não-especialistas – uma experiência com o tema Gravitação Quântica
Gabriela Santos Meyer
FP 03 . Formação Inicial de Professores de Ciências: Proposta de Disciplina sobre Recursos Didáticos para o Ensino de Genética
Gabriela Dutra Barros
FP 04 . Coletivo: uma pluralidade de dimensões no contexto das produções do Mestrado
Profissional em Ensino de Ciências da UnB
Hugo da Cruz Gomes
FP 05 . Física Zero: uma disciplina de alunos para alunos no Ensino Superior
Israel Marinho Araújo
Sala B. LPEQ 1 – Sala de Reuniões
FP 07 . A formação de professores de Ciências e Biologia em um Instituto Federal: o que
narram seus egressos?
Gustavo Lopes Ferreira (coordenador da seção)
FP 06 . Práticas docentes com uso do celular em apoio a uma licencianda com deficiência
visual: uma experiência no estágio supervisionado em ensino de biologia em escola pública do DF
Ana Luiza Rochefort De Almeida Duarte
FP 10 . FORMAÇÃO INICIAL DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LÍNGUA DE SINAIS, NA PERSPECTIVA DA CODOCÊNCIA EM QUÍMICA
Eleandro Adir Philippsen
EA 11 . Uma proposta de diversificação na ação docente: uso de terapias alternativas no
ensino de sistema nervoso
Danielle de Lima Fonseca
EA 04 . Análise de uma Experiência de Ensino em Grupos Colaborativos
Leandro Inácio de Souza
Sala C. LPEQ 2 – Laboratório
FP 08 . Construção coletiva de pontos de integração curricular para o primeiro ano do
Ensino Médio
Guilherme Nogueira Dias (coordenador da seção)
EA 01 . O problema dos múltiplos referenciais teóricos na formulação das diretrizes
norteadoras da semestralidade no âmbito da SEEDF
André Luís Miranda de Barcellos Coelho
EA 24 . Projeto de ensino sobre pilhas e baterias relacionadas com a teoria de
aprendizagem de David Ausubel
Samantha Lira Beltrão de Faria
EA 17 . REFLETIR PARA EDUCAR: UMA INTERVENÇÃO ACERCA DA TEMÁTICA
DROGAS
Sthéphany Vitória Valoz Saturnino
EA 07 . O planetário móvel
Mariana Cristine Martins Stumpf
Sala D. LPEQ 3 – Laboratório
EA 20 . LINGUAGENS MIDIÁTICAS E OS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO:
LEVANTAMENTO DAS PREFERÊNCIAS EM TRÊS ESCOLAS PÚBLICAS DO DF.
Hipácia Miriam Fontes Rehem (coordenadora de seção)
EA 19 . EXPERIÊNCIA COM SALA DE AULA INVERTIDA – UM NOVO OLHAR SOBRE O PAPEL DO PROFESSOR
Rafael Henriques Nogueira Diniz
EA 06 . Jogos Digitais: Uma Abordagem de Física de Partículas Elementares no Ensino
Médio
Jefferson Rodrigues de Oliveira
EA 12 . O uso da modelagem em uma perspectiva investigativa: um relato de experiência no ensino de astronomia
Lucas Freitas Pereira Carneiro
EA 02 . A metodologia lúdica contribuindo para a construção de um conhecimento coletivo e cooperativo em Ciências: um relato de experiência
Ariela Batista de Souto Lima
Sala E. Mezanino
FP 09 . O ensino de Ciências no contexto de violência urbana
Sullyvan Garcia da Silva (coordenador de seção)
EA 10 . LÚDICO COMO FERRAMENTA DE INCLUSÃO: INVESTIGANDO PROPOSTAS
DIRECIONADAS AO ENSINO DE ELETRICIDADE NA EJA
Alexandre Rodrigues Barbosa
EA 16 . Construção e utilização do mangá para o ensino de magnetismo para a 3ª Série do
ensino médio
Talles Vinícius de Oliveira Pinto
EA 13 . A motivação no Ensino de Química: A música como alternativa
Christopher Keyson Viana Chagas
EA 03 . Deliciando a Química das Batatas Fritas
Lucas Almeida Alencar
APRESENTAÇÕES ORAIS
Sexta-feira, dia 08 de dezembro, das 17:30 às 18:30
Sala A. LPEQ 1 – Sala de Seminários
ECC 01 . A Participação no Contexto Educacional CTS: sentidos e encaminhamentos
Suiane Ewerling da Rosa (coordenadora de seção)
ECC 12 . Na Trilha de Espaços Educadores
Josiane Siqueira Silva Quintas
ECC 13 . O PAPEL DA EXPERIMENTAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS:
UM OLHAR PARA A VALORIZAÇÃO DOS SABERES POPULARES.
ANDREZZA MARTINS DE MOURA
ECC 18 . Reflexões sobre uma intervenção escolar fundamentada pela Educação CTS
RAIMUNDA LEILA JOSÉ DA SILVA
ECC 19 . Uma proposta freiriana integradora entre Educação Ambiental Crítica e CTS
utilizando a Ludicidade
Ana Paula Fernandes Nóbrega da Silva
Sala B. LPEQ 1 – Sala de Reuniões
ECC 03 . Experimentando uma Alimentação Saudável: uma Intervenção com Funcionários
da Limpeza de uma Universidade
Aline Firminio Sampaio (coordenadora da seção)
ECC 16 . Biologia forense e interdisciplinaridade: investigando a morte de Maria Leopoldina
Alessandra Martino Ramos de Medeiros
EA 05 . Compostagem do lixo orgânico na escola: uma ação no âmbito do Programa
Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)
Antonia Adriana Mota Arrais
EA 18 . Temas relacionados à saúde bucal nos conteúdos curriculares tradicionais da
Biologia: Um relato de experiência de estágio supervisionado em escola pública do Distrito
Federal
Andréia Maria Rocha Moreira
EA 22 . Horta escolar: uma ação voltada para a reflexão
Cleia Carvalho de Freitas
Sala C. LPEQ 2 – Laboratório
ECC 02 . CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM CONTEXTO ESCOLAR
A PARTIR DO DIÁLOGO ENTRE HISTÓRIAS DE VIDA DE LICENCIANDOS E
LICENCIADOS
Deise Barreto Dias (coordenadora da seção)
ECC 04 . Em que a transferência do Lixão da Estrutural para o Aterro Sanitário de
Samambaia pode impactar a minha vida?
Priscila Brandão Vieira do Norte
ECC 15 . Lixo Eletrônico no Ensino Médio: questionamentos sobre o desenvolvimento
tecnológico
Zaira Zangrando Cardoso
EA 15 . Eletricidade e seus impactos sociais
Lucas Henrique Silva Branquinho
EA 23 . Orquídea do Cerrado
Mauritânia Lino de Oliveira
Sala D. LPEQ 3 – Laboratório
ECC 08 . Boas Meninas ou Boas Cientistas: É Preciso Escolher?
Adriana Martini Martins (coordenadora da seção)
ECC 06 . Impacto do projeto Física Zero no curso de Graduação em Física
Fernanda Pontes Silva
ECC 07 . Estudo de trajetória dos alunos da UnB e o caso da Física
Jailton Correia Fraga Junior
ECC 09 . Os Clubes de Ciências e a Iniciação à Ciência: Uma Proposta de Organização no
Ensino Médio
Mary Rose de Assis Moraes Couto
Sala E. Mezanino
ECC 11 . O Mito de Cândido Godói: Letramento Científico no processo de mudança das
Representações Sociais
Flávia Tocci Boeing Duarte (coordenadora da seção)
ECC 14 . Youturbers da Ciência: uma proposta didática
Michelly Morato de Sousa Fama
EA 08 . O desaparecimento das abelhas: uma temática para o ensino de Ciências
Letícia Fernanda Rodrigues dos Anjos
ECC 05 . Evolução Histórica da Astronomia
Hugo Ataides Gomes