ELUIZA PEIXOTO BRASIL VIEIRA
Dissertação realizada sob orientação do Prof. Dr. Gerson de Souza Mól, e apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília.
Essa dissertação apresenta um estudo de caso, no âmbito do Mestrado Profissional do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências (PPGEC/UnB), que teve como objetivo investigar as contribuições de uma estratégia de ensino de Química, mediada pelo Facebook, no desenvolvimento da autonomia dos estudantes. A pesquisa foi realizada com 32 alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma Escola Pública do Distrito Federal, durante o quarto bimestre de 2016. Para fundamentar o trabalho de pesquisa, discutimos aspectos legais do ensino de Química, abordagem CTS no ensino de Química e a crise hídrica no Distrito Federal como tema CTS.
Apresentamos também nossa visão sobre o significado da autonomia dos estudantes e sua importância para o desenvolvimento pessoal, além das contribuições das TICs e redes sociais para o desenvolvimento da autonomia. A metodologia empregada na pesquisa foi qualitativa, o que nos permitiu uma análise mais profunda dos dados resultantes da investigação. Constatamos que o contexto da aplicação da estratégia de ensino; as intervenções da professora como questionar, negociar e dar espaço para os alunos se expressarem; e a abordagem dialógica/interativa, segundo os padrões de interação I-R-P-R nos fóruns de discussão, contribuíram para o desenvolvimento da autonomia. Observamos também que eles conseguiram aplicar ideias científicas em seu discurso. De acordo com as avaliações dos alunos, a estratégia favoreceu a participação e melhorou a comunicação. A divulgação das atividades acadêmicas por meio do Facebook, segundo a opinião dos alunos e da coordenação da escola, estimulou a participação de todos.