RENATA LACERDA CALDAS MARTINS
Neste trabalho utilizamos a estratégia de mapas conceituais no estudo da física como atividade complementar às aulas expositivas e demonstrativas, visando a aprendizagem significativa de Ondulatória, Acústica e Óptica no ensino médio. Para aplicação da estratégia, elaboramos “Mapas de Referência”, os quais não são propriamente os mapas conceituais propostos por Joseph Novak, mas que fornecem uma noção inicial para utilização dessa estratégia. Para isso nos baseamos nos três tipos de recursos didáticos propostos por Novak (1996) para a elaboração de atividades com mapas conceituais: 1) Extração dos significados dos livros de texto, 2) Extração de significado de trabalhos de laboratório e 3) Preparação de
trabalhos de exposições orais. Nosso referencial teórico foi a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, a qual tem como premissa o ensino a partir do conhecimento prévio do aprendiz. A pesquisa foi desenvolvida com duas turmas de segundo ano do Centro de Ensino Paulo Freire, na cidade de Brasília/DF. Durante dois bimestres trabalhamos com vinte e cinco alunos em cada turma, tanto na turma experimental, a qual submetemos às atividades com mapas conceituais, quanto na turma de controle, a qual desenvolvemos métodos tradicionais, como: resenhas, resolução de problemas e exercícios formais de física. Para identificarmos as concepções dos alunos sobre os temas a serem estudados, aplicamos
um teste de concepções alternativas, que nos possibilitou conhecer melhor o nível conceitual das turmas. A partir de uma análise qualitativa dos mapas elaborados pelos alunos foi possível identificar deficiências conceituais dos mesmos. Em nosso estudo, percebemos que os mapas conceituais elaborados pelos alunos no final do semestre foram qualitativamente superiores aos primeiros mapas, demonstrando maior facilidade dos alunos em expor organizadamente suas idéias, elaborar proposições e conclusões. Os resultados quantitativos também apontam para uma melhoria estatisticamente significativa no desempenho dos alunos do grupo experimental, quando comparado aos estudantes da turma de controle. A aprovação em utilizar essa estratégia foi comprovada pelo questionário que aplicamos ao final da pesquisa. Os diversos textos produzidos sobre os mapas conceituais e sua utilização, os exemplos de mapas elaborados, por nós e pelos alunos, sobre ondulatória, acústica e óptica, bem como os testes e questionários aplicados nesta pesquisa fazem parte dessa dissertação como um produto educacional a ser utilizado por professores e alunos.