ÂNDERSON JÉSUS DA SILVA
Dissertação realizada sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Gauche e apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do Título de Mestre em Ensino de Ciências – Área de Concentração “Ensino de Química”, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília.
O presente trabalho insere-se no contexto do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília, especificamente na linha de pesquisa Ensino de Química: Concepções e Processo Ensino-Aprendizagem. Teve como objetivo desenvolver uma estratégia de ensinoaprendizagem baseada nos pressupostos teórico-metodológicos da Aprendizagem Cooperativa (AC), visando proporcionar condições de melhor aprendizagem de conteúdos químicos, contribuir na formação para o exercício da cidadania e estimular atitudes cooperativas nos contextos escolar e social. Foram utilizados os princípios norteadores da investigação-ação. A análise desenvolveu-se a partir dos registros das ações dos estudantes, organizados em Grupos Cooperativos, no período de agosto a setembro de 2007, feitos em diário de campo durante as aulas programadas em um Plano de Unidade de Química. Aulas foram gravadas em filmagem digital e analisadas em grade criada em consonância com os pressupostos da AC. Todas as informações coletadas durante o processo foram comparadas com os dados do QSC e com as informações adquiridas sobre o contexto escolar. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola de Ensino Médio do Distrito Federal – DF, na qual foram detectados o baixo desempenho, a desmotivação e o alto índice de reprovação em Química, creditando-se parcela desse problema à abordagem dita convencional de ensino de Química. Abordagem vinculada às relações e experiências da vida acadêmica dos professores, ratificada na Graduação, formação inicial na qual as ferramentas necessárias para lidar com o dinâmico processo ensino-aprendizagem não são desenvolvidas a contento. Na abordagem da Aprendizagem Cooperativa, proporcionam-se aos estudantes oportunidades de trabalhar e interagir com seus colegas, de aprender ao fazer, de ser agentes no processo ensino-aprendizagem, preenchendo uma lacuna deixada pela falta de participação discente na abordagem convencional. Para realizar a presente pesquisa, estruturou-se, com base na abordagem proposta na AC, um Plano de Unidade no qual se destacou o compromisso de negociação de significados envolvendo os objetos de conhecimento da Química, prezando-se pela formação integral dos alunos, estando aí inseridas as questões éticas que envolvem a cidadania. Como fruto dessa pesquisa, foi elaborado, como proposição esperada de um Mestrado Profissional, um texto de apoio a professores, com a explicitação teórico-metodológica do método da AC. Em contraposição ao trabalho como organização dos estudantes em sala de aula denominada “grupo tradicional”, apresenta-se uma experiência de trabalho no âmbito de grupos cooperativos.