MARIA STELA DA COSTA GONDIM
Nesse trabalho apresentamos uma investigação de um saber popular da região do Triângulo Mineiro – a tecelagem no tear de quatro pedais. A partir dessa investigação, utilizamos como referência a abordagem temática e a educação como prática libertadora, desenvolvidas por Paulo Freire, e apresentamos uma proposta de ensino que busca favorecer uma inter-relação entre saberes populares e saberes científicos (formais), ensinados na escola. Percebemos que a realidade observada em nossa investigação poderia propiciar um melhor ensino e aprendizagem de ciências no ensino médio ao ser problematizada e descodificada, em uma alusão à contextualização proposta por Freire. Para melhor conhecimento do tema, realizamos uma pesquisa com artesãs da região por meio do uso de métodos da pesquisa etnográfica, como a observação participante, o diário de bordo e os depoimentos. A observação participante foi realizada no Centro de Fiação e Tecelagem de Uberlândia. Os depoimentos foram coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com dez artesãs da região do Triângulo Mineiro. As entrevistas foram realizadas em suas casas e em seus locais de trabalho (centros de artesanato). A fim de avaliarmos a relação desse saber popular com os estudantes de ensino médio daquela região, realizamos um levantamento a partir da aplicação de um questionário em algumas escolas das cidades de Uberlândia, Araxá e Itapagipe. A análise das respostas do questionário indica que quase metade dos estudantes (46,8%) conhece algum artigo de tecelagem manual ou pessoas que trabalham/trabalhavam com ela e, também, que têm interesse em aprender mais sobre o assunto, indiferente da escola ou cidade a que pertencem. Além disso, os estudantes também relataram pequenos fatos relativos a essa técnica ou a trabalhos resultantes dessa. Na proposta de ensino desenvolvida como material paradidático foi inserida falas das artesãs sobre as várias etapas inerentes à tecelagem e possíveis inter-relações com outros saberes, mais formais, ensinados na escola. A pretensão, ao desenvolvermos o material paradidático, foi de favorecer a interdisciplinaridade e a contextualização. Além da inter-relação entre os saberes populares e os outros saberes, também apresentamos sugestões de atividades e conceitos químicos a serem abordados em sala de aula. Foi realizada uma avaliação exploratória sobre o material paradidático e a proposta de se inter-relacionar os saberes populares e os saberes científicos (formais) e, embora tal avaliação seja ainda incipiente, consideramos que foi grande a aceitação da proposta e do material. Acreditamos que a proposta só poderá ser efetivada em sua aplicação na realidade escolar e ainda com uma educação dialógica entre professores, estudantes e comunidade.