JAIRO GONÇALVES CARLOS
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de Brasília.
Esse trabalho é dedicado ao estudo da interdisciplinaridade no ensino médio. O processo de pesquisa começa com uma revisão bibliográfica do tema, com a intenção de identificar o conjunto de conceitos mais comuns na literatura, que constituirá o referencial teórico.
Com o objetivo de examinar as concepções de interdisciplinaridade dos professores e como esse tipo de abordagem poderia ser implementada na escola, foi aplicado um questionário a um grupo de professores do período noturno de uma escola pública do Distrito Federal. O conjunto desses dados, associados a informações sobre a organização pedagógica e administrativa da escola pesquisada, permite a definição do contexto escolar que serve de referência para uma discussão das dificuldades e barreiras a serem enfrentadas pela escola na busca pela interdisciplinaridade, além de, a partir do referencial teórico e do conhecimento do contexto da escola pesquisada e da percepção que os professores têm de toda a situação, apontar possíveis caminhos e soluções.
A partir dos documentos coletados na escola e de documentos oficiais do Ministério da Educação, realizou-se uma pesquisa documental e, assim, foi feita uma análise de conteúdo, tanto das respostas dos professores aos questionários quanto dos documentos.
Para dar mais sentido à nossa pesquisa, encerramos o presente trabalho propondo um conjunto de ações a serem tomadas visando à tentativa de se estabelecer progressivamente uma nova dinâmica pedagógica em que a interdisciplinaridade não seja meramente um fim, mas um meio para se atingir os objetivos educacionais de interesse para a escola pesquisada.