VALÉRIA DE FREITAS ALVES
Dissertação realizada sob a orientação da Profª Drª Célia Maria Soares Gomes de Sousa e apresentada à banca examinadora como requisito parcial à obtenção do título de Mestre em Ensino de Ciências – Área de concentração: Ensino de Física, pelo Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências.
Neste projeto inserimos atividades experimentais ao longo das aulas expositivas com o intuito de promover a integração teoria-prática, visando a aprendizagem significativa de conteúdos de Física em nível médio. Para tanto, produzimos material de apoio do tipo manual de atividades experimentais, contendo roteiros com textos básicos sobre os fundamentos teóricos relativos aos temas tratados nas aulas e uma orientação sobre os procedimentos a serem desenvolvidos para a realização das atividades experimentais, dentro da perspectiva de promoção da integração teoria-prática. O referencial teórico deste trabalho foi o da teoria de aprendizagem significativa de David Ausubel, a qual tem como característica principal levar em conta, de forma sistemática, o conhecimento prévio do aprendiz. O estudo foi realizado com duas turmas do segundo ano do Centro de Ensino Médio 4 de Ceilândia, DF, sendo que uma delas, o grupo experimental, com 23 alunos, foi submetido ao tratamento e a outra, o grupo de controle, com 28 alunos, foi submetida às aulas expositivas tradicionais. O estudo foi implementado durante o segundo semestre de 2005. Os resultados nos mostram que os alunos do grupo experimental apresentaram melhor desempenho do que os alunos do grupo de controle, o que nos faz crer que o tratamento aplicado facilitou a aprendizagem significativa dos conceitos físicos abordados. A metodologia de tomada de dados incorporou observação participativa, avaliações escritas ao longo do semestre e um questionário de opinião. O produto educacional produzido como decorrência deste trabalho, será disponibilizado aos professores interessados, com intuito de auxiliá-los na sua prática pedagógica, está incluído em um CD-ROM e integra esta dissertação. Sistematizar o ensino, priorizando a forma de organização do conhecimento, incorporando as atividades experimentais, trabalhadas em termos de situações-problema a resolver, nos parece uma estratégia efetiva para a promoção da aprendizagem significativa de conceitos físicos em nível de ensino médio.