MURILO NOGUEIRA BUENO
Este trabalho trata da identificação, desenvolvimento e aplicação de parâmetros de processo utilizados no ensino pelo questionamento de tópicos de eletricidade, visando a construção de um manual a ser utilizado por professores. Esse desenvolvimento foi realizado em turmas de terceiro ano do ensino médio no período entre o segundo semestre de 2006 e o início do segundo semestre de 2007 em Centros de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, na cidade satélite de Santa Maria, em Brasília, DF.
Para a construção deste material nos fundamentamos nos resultados de estudo já realizado sobre o tema e na teoria da aprendizagem sóciointeracional de Lev Vygotsky. O processo de desenvolvimento da metodologia de aplicação é descrito, detalhando os passos percorridos.
O manual produzido traz, além de informações acerca dos princípios utilizados nas referências bibliográficas encontradas, os parâmetros de aplicação e avaliação do processo de ensino pelo questionamento, identificados e utilizados neste estudo, permitindo o seu uso em qualquer ambiente de ensino de Física com diversos conteúdos.