ERLETE SATHLER DE VASCONCELLOS
O propósito central deste trabalho foi planejar, aplicar e analisar atividades pedagógicas que incorporem questões socioambientais a partir da abordagem de um tema relacionado à ciência-tecnologia-sociedade (CTS) em aulas de Química do Ensino Médio. A Educação Ambiental (EA) tem sido proposta no currículo escolar de forma integrada às diversas disciplinas, com o propósito de promover mudanças de comportamentos, atitudes e valores. Nessa abordagem, entende-se que o ambiente necessita ser visto de forma ampliada, envolvendo também aspectos sociais e culturais, e não apenas os aspectos naturais. Na atualidade, estamos passando por uma crise que vai além da relação estrita entre ser humano e natureza, estamos vivendo uma crise socioambiental. Essa crise socioambiental está diretamente relacionada ao modelo de desenvolvimento científico e tecnológico, o que implica na necessidade de reflexão sobre as complexas inter-relações CTS. Foi nesse contexto de crítica ao avanço científico e tecnológico, bem como suas conseqüências para a sociedade e para o ambiente que surgiu um movimento mundial de CTS que tem proposto a inclusão no ensino de ciências de temas CTS. Um currículo com foco CTS visa desvincular a idéia de ciência neutra, absoluta e impessoal para uma ciência que se aproxima da realidade do aluno, trazendo significado para aquilo que é estudado. Diferente do que é proposto no ensino tradicional de ciências o currículo com ênfase CTS é centrado em temas socialmente significativos e apresenta uma organização centrada nesses temas. Nesse sentido, a introdução de questões socioambientais no ensino de Química neste trabalho foi feita a partir da abordagem do tema CTS “Indústria, Química e Ambiente”. Isso foi feito através das seguintes atividades: exposições didáticas; discussão de textos; apresentação de slides; consultas bibliográficas e a internet; aula experimental; visita a fábrica de sabão; apresentação de trabalhos na feira de ciências da escola; e elaboração de redação. Os dados coletados para avaliação consistiram no registro em diário de campo; filmagens; entrevistas com alunos; aplicação de questionários; e trabalhos escritos dos alunos. A análise visou verificar se o desenvolvimento das atividades pedagógicas implicou em mudanças nas percepções dos alunos em relação ao meio ambiente (MA) e nas preocupações com aspectos socioambientais. Para isso, foi realizada uma análise exploratória das aulas ministradas e análise de trabalhos escritos realizados pelos alunos. Os resultados obtidos indicam que a tentativa de introduzir o tema CTS foi positiva. A discussão temática possibilitou uma reflexão sobre inter-relações CTS e a compreensão e sensibilização dos alunos em relação ao MA, dentro de uma perspectiva ampliada que incorpora fatores sociais. Além disso, os alunos manifestaram identificar que as aulas tornaram-se mais prazerosas e passaram a participar mais ativamente das atividades. Ao final, foram levantadas reflexões sobre possíveis mudanças no processo desenvolvido para ampliar o alcance do trabalho e a partir daí são sugeridas atividades para abordar questões socioambientais por meio de tema CTS em aulas de Química.