ANA PAULA DA COSTA AMARAL
Para professores e alunos é unânime o fato de que a atividade prática facilita o aprendizado, motiva a participação, aumenta o interesse por parte do aluno; sendo, por vezes, tratada como panacéia para o ensino de Física. Por outro lado, sabemos que esse senso comum leva a uma sobre utilização das atividades práticas, perdendo de vista alguns de seus objetivos iniciais: desenvolver a curiosidade, suscitar discussões, demandar reflexão e elaboração de hipóteses, bem como desenvolver espírito crítico. Na tentativa de motivar os alunos, aumentar sua participação e interesse, além de buscar implementar a conscientização da importância da Física para a vida, relacionando-a ao atual problema ambiental do aquecimento global, elaboramos uma estratégia de ensino diferenciada, baseada na atividade prática cuja realização se dá por meio de resoluções de situações-problema, na perspectiva de Gerard Vergnaud, visando a aprendizagem significativa à luz da teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Trabalhamos os Processos de Transmissão de Energia Térmica, pertencente ao currículo da segunda série do ensino médio, junto a duas turmas. Porém, em somente uma delas aplicamos nossa estratégia, enquanto na outra mantivemos as aulas tradicionais – aulas em que o professor se utiliza de giz, quadro, livro didático e exercícios extra acerca do conteúdo. Aplicamos os mesmos instrumentos de avaliação a ambas as turmas e analisamos os dados obtidos. Obtivemos ganhos em termos de rendimento, de domínio de conteúdo, explicitação de conceitos, sensibilização quanto às questões sócio-ambientais e mudança de visão sobre a disciplina Física.